Receita de Pão de Cenoura

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 ·

 

Ingredientes

500g de cenouras
2 xícaras (chá) de purê de cenoura
2 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 kg de farinha de trigo, aproximadamente
1 saches de fermento biológico
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim
2 colheres (sopa) de linhaça
2 colheres (sopa) de aveia
2 colheres (sopa) de manteiga
Para finalizar
Manteiga em temperatura ambiente
Grãos de aveia, gergelim ou linhaça

Modo de preparo

Purê de cenoura
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Cozinhe em água fervente até ficarem bem macias. Passe por um espremedor. Coloque o purê em uma panela e leve ao fogo mexendo até ficar consistente.
Pão de cenoura
Em uma tigela grande coloque purê de cenouras ainda quente, os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga e misture bem todos os ingredientes. Misture a farinha com o fermento e aos poucos acrescente os demais ingredientes. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha até a massa ficar firme e macia.
Sove a massa, coloque numa tigela, cubra e deixe crescer.
Unte 3 fôrmas de alumínio descartável de alumínio com óleo. Divida a massa em três partes e coloque nas assadeiras. Pincele com leite e cubra cada uma com um tipo de grão. Asse em forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos.

Observações

Para congelar - Deixe os pães esfriarem totalmente, embale com filme plástico, coloque uma etiqueta como tipo do pão e a data de congelamento que é de 3 meses.
Para descongelar no micro-ondas - Desembale o pão, coloque a embalagem no centro do prato giratório do micro-ondas, cubra com papel manteiga e programe 5 minutos com 70% de potência. Aguarde mais 5 minutos no tempo de espera.
Cuidado – observe se a embalagem está totalmente dentro do prato giratório, e que durante o aquecimento não encoste nas paredes do aparelho.

Postar um comentário