Receita de Bruschetta de Espinafre e Sardinha

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 ·

 

Ingredientes

- folhas de ½ maço de espinafre
- sal
- 3 colheres (sopa) de azeite
- suco de 1 limão coado
- 3 colheres (sopa) de azeite- pimenta-do-reino recém moída
- 2 latas de sardinha com Óleo de Soja (166 g)
- 1 cebola pérola picada
- 1 dente de alho picado
- folhas de 6 ramos da salsa picadas
- 4 fatias de pão italiano redondo amanhecido
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Modo de preparo

Cozinhe as folhas de espinafre por 2 minutos em água fervente com sal. Retire o espinafre da água, escorra e, quando estiver frio, esprema com as mãos até ficar bem seco. Reserve.
Com a ajuda de um batedor de arame, incorpore o azeite em fio ao suco de limão até formar um molho homogêneo. Tempere com sal, pimenta e reserve.
Para fazer o tempero verde, misture a cebola, o alho, a salsa e reserve.
Abra as sardinhas, retire a espinha central, separe 4 filés para decorar as bruschettas e corte, com a ajuda das mãos, o restante em pedaços menores.
Disponha as fatias de pão amanhecidos em assadeira (30 x 25 cm), regue com o molho de limão, cubra com metade do espinafre, tempere com sal e pimenta, salpique metade do tempero verde, distribua as sardinhas em pedaços e cubra com 1 colher (sopa) de farinha de rosca. Faça uma segunda camada de todos os ingredientes e, por último, decore com os filés de sardinha reservados. Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por 15 minutos.

Observações

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Variações: se preferir, no lugar do molho de limão, faça um azeite de alho. Leve ao fogo ¼ de xícara (25 ml) de azeite ou óleo e 2 dentes de alho bem picados. Quando o óleo começar a aquecer, desligue e espere esfriar. Retire os alhos e use em seguida.
Dica: caso não tenha pão italiano, use fatias bem finas de pão francês, também amanhecido.

Postar um comentário