Receita da Sopa do Ligeirinho

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 ·

 

Bar do Ligeirinho
Petisco Concorrente: Sopa do Ligeirinho à Moda Leão Veloso
Preço: R$ 15,00
Endereço: Rua Carlos de Carvalho, 120 - Centro
Horário: segunda a sexta-feira, das 6 horas à 1h; sábado, das 11 horas às 16 horas
Tel.: (41) 3244-1109

Ingredientes

500 g de camarões pequenos
500 g ostra limpa tamanho média
500 g lula cortada em anéis
1kg de mexilhões com as conchas
1 peixe inteiro (garoupa ou badejo) com cerca de 2kg
1 amarrado de salsa, coentro, cebolinha verde e 1 folha de louro
3 dentes de alho
1/2 colher (chá) de coentro em grãos
1 xícara (60g)de cheiro-verde (salsa e cebolinha verde) picado
2 xícaras (400g) de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
pimenta-de-cheiro a gosto
4 colheres (sopa) (60ml) de azeite de oliva
3 xícaras (500g) de carne de siri
3 xícaras (500g) de carne de lagosta
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Lave cuidadosamente os camarões e os mexilhões, reserve.
Retire a cabeça do peixe e coloque-a em um caldeirão, cubra com cerca de 5 litros de água fria, tempere com sal a gosto, leve ao fogo alto e deixe ferver. Junte o amarrado de ervas, tampe o caldeirão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia.
Elimine a cabeça do peixe e o amarrado de ervas e coe o caldo em uma peneira. Leve o caldo novamente ao fogo. Coloque os camarões em uma cesta de arame para frituras, mergulhe-os no caldo e cozinhe somente até ficarem rosados. Retire do caldo, elimine as cascas, limpe e reserve. Faça o mesmo com os mexilhões, mergulhe-os no caldo somente até que se abram as conchas. Remova-os das conchas e reserve. Mantenha o caldo em fogo alto.
Enquanto isso amasse o alho com os grãos de coentro e 1 colher (chá) de sal até formar uma pasta. Acrescente ao caldo, junte o cheiro-verde picado, o tomate e tempere com a pimenta-de-cheiro a gosto.
Deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates ficarem macios. Enquanto isso corte o peixe em postas e tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque o azeite em uma panela e aqueça em fogo médio. Junte as postas de peixe e frite (3 de cada vez) até ficarem douradas. Tire do fogo e elimine a pele e a espinha.
Desfie a carne do peixe e acrescente ao caldo junto com as carnes de siri e de lagosta, os camarões e os mexilhões. Acrescente um pouco de água a panela onde foi frito o peixe e deixe ferver mexendo com uma colher de pau. Junte ao caldo, misture, verifique o tempero e acrescente mais sal se achar necessário, e deixe ferver. Tire do fogo, passe para uma sopeira e sirva imediatamente acompanhado de torradinhas em quadradinhos pequenos.

Postar um comentário