DICAS DE PRATOS NO MICROONDAS

sexta-feira, 25 de setembro de 2009 ·
DICAS PARA APROVEITAR MELHOR SEU MICROONDAS


Para preparar alimentos no microondas as técnicas não diferem muito das usadas nos fornos convencionais, porém alguns detalhes devem ser observados com cuidado.

- Os alimentos devem ser dispostos deixando um espaço entre eles, para que as ondas alcancem todos os lados de maneira uniforme. Procure selecionar alimentos de mesmo tamanho e formato para que cozinhem por igual. Se os alimentos tiverem tamanhos irregulares, vire-os na metade do cozimento, para cozinharem igualmente. Não coloque um por cima do outro e procure acomodá-los em forma de círculo.

- O tempo de cozimento no microondas depende da quantidade. Quanto maior a quantidade de alimentos maior é o tempo. Cozinhe sempre pelo tempo mínimo pedido na receita e, a partir daí, vá aumentando o tempo aos poucos e testando o cozimento do alimento.

- Como no cozimento convencional, é necessário mexer o alimento. Procure mexê-lo colocando o que está próximo da borda para o centro e vice-versa.

- Muitos alimentos continuam o cozimento após o forno ter sido desligado; portanto, observe o tempo de espera: as carnes normalmente necessitam de 15 a 20 minutos; já para os legumes e ensopados o tempo é menor.

- Proteja com tiras de papel-alumínio as coxas e asas (e os ossos) das aves para que não queimem.

- No microondas é aconselhável que os alimentos sejam cobertos para um melhor cozimento. O calor do vapor, mais a ação vibratória das microondas contribuem para um cozimento mais uniforme e rápido. Para tampar você pode usar papel- toalha, papel-manteiga, tampas próprias para microondas, dependendo do alimento que está sendo cozido.

- Hoje existem fornos de microondas que douram o alimento, assim como equipamentos que permitem dourar os alimentos, como em uma frigideira convencional. Mas também é possível dourar utilizando molhos e coberturas, como soja, catchup, molho inglês, páprica doce, especiarias, nozes moídas e torradas, entre outros.

- Alimentos com texturas diferentes, como brócolis e couve-flor, devem ser colocados com a parte mais delicada voltada para o meio e a parte mais dura próxima às bordas.

- O microondas retém os nutrientes dos alimentos, pois é usada muito pouca ou quase nenhuma água para o cozimento de legumes; assim as vitaminas e os sais minerais não se perdem na água, o que não ocorre no cozimento convencional, que requer a utilização de água — muitas vitaminas e sais minerais são solúveis na água ou

8 mesmo sensíveis ao cozimento prolongado.

- O cozimento no microondas exige pouca ou nenhuma gordura, portanto é indicado para dietas e regimes alimentares.

- Procure usar sempre óleo vegetal sem colesterol, produtos light, desnatados e sem açúcar.

- Para uma nutrição balanceada é indispensável ingerir todos os tipos de alimentos. Por isso programe uma dieta bem balanceada que contenha todos os nutrientes necessários à saúde: proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras, sais minerais e água. A falta de um desses elementos pode ocasionar problemas de saúde.
Como reconhecer o ponto de cozimento:

- Aves inteiras — o suco deve sair amarelo claro e as coxas se moverem com facilidade.

- Aves em geral em pedaços — o suco deve sair amarelo claro.

- Carnes — espete com um garfo: se as fibras se separarem é porque a carne está macia.

- Peixe — a carne deve estar com uma aparência opaca.

- Bolos — estará no ponto quando um palito inserido no centro sair seco e limpo e as bordas do bolo deverão estar soltas do recipiente.
ATENÇÃO

Quando a receita levar adoçante e for ao fogo, utilize sempre o adoçante indicado para altas temperaturas.

Postar um comentário